Olá a todos!
Estou inaugurando o blog sobre ensino de engenharia. O objetivo do blog é levantar recursos e discussões sobre esse tema, talvez por um preconceito meu, pouco explorado e valorizado no dia a dia de professores, alunos e outros profissionais.
Começo esse blog também porque pretendo pesquisar mais sobre o assunto e me preparar para ser um bom professor. Assim eu estudo mais e aproveito e organizo as informações compartilhando-as aqui no blog. Minha ideia é postar um artigo por semana.
Essa é a primeira imagem quando procurei no Google "Engineering Education". É de um site da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Relaciona ensino de engenharia com três eixos: Técnico, Profissional e Global. Achei interessante essa divisão, eu tenho uma ideia bem legal do que seria o eixo "global". Como você destacaria os principais eixos da educação em engenharia? Técnico, de Projeto e Pessoal seria um que considero razoável... poderia não considerar um eixo "técnico"?
Não sei se poderia considerar um conceito de engenharia que fugisse do "técnico"... afinal eu acredito que essa seja a "essência" da engenharia.
ResponderExcluirA Engenharia foi um dos três primeiros cursos superiores estipulados pela Igreja na Idade Média (as outras duas eram Medicina e Direito) por tanto toda a estrutura educacional foi reformada para preparar o aluno para uma dessas três profissões. Por isso aprendemos a "Fórmula de Báscara" até hoje!
Só como curiosidade: minha madrinha pensava que a engenharia era a "primeira das profissões" pois acreditava que as primeiras civilizações deviam muito a ela (o que não deixa de ser verdade). Uma pena eu estar do lado dela ao soltar essa "pérola" e esclarecer que a "primeira das profissões" era na verdade a prostituição! Tadinha, ficou inconformada...
¬¬
Legal Sassá, esse é realmente um tema que pretendo abordar. Na verdade, ouvi falar que a Engenharia surgiu como disciplina mais na revolução industrial. Essa relação "estudar para trabalhar" veio bem depois, quando a igreja já não era tão forte.
ResponderExcluirA ideia de aprender a fórmula de Báscara no ensino fundamental deve ser porque o currículo foi feito para os alunos entenderem Cálculo na faculdade. Não estudei ainda sobre o assunto, mas posso comentar sobre isso em um próximo artigo!!
E boa sorte para sua madrinha, hehehe!
Ai essa minha família... ainda promete me envergonhar muito...!
ResponderExcluir/o\
Quanto a "quando" surgiu a disciplina "Engenharia" (se na Idade Média ou na Revolução Industrial) deixo a seu cargo, pois eu estudei "Humanas" e elas dizem isso; já você estudou "Exatas" e elas dizem aquilo... não sei qual das duas pode ter mais distorção, pois no final das contas, cada linha de pensamento está mais preocupada em enfatizar a "sua" teoria e não necessariamente preocupada com a Verdade!
Foi assim que eu aprendi: cada Historiador apenas procura comprovar a sua teoria, pois na realidade, ninguém esteve lá, séculos atrás, para ter visto como realmente foi...
¬¬
Então: o blog é seu, a investigação pode ser sua (se você quiser investigar) e a conclusão deverá ser sua.
É isso.
;)