quinta-feira, 28 de março de 2013

Inauguração

Olá a todos!

Estou inaugurando o blog sobre ensino de engenharia. O objetivo do blog é levantar recursos e discussões sobre esse tema, talvez por um preconceito meu, pouco explorado e valorizado no dia a dia de professores, alunos e outros profissionais.

Começo esse blog também porque pretendo pesquisar mais sobre o assunto e me preparar para ser um bom professor. Assim eu estudo mais e aproveito e organizo as informações compartilhando-as aqui no blog. Minha ideia é postar um artigo por semana.


Essa é a primeira imagem quando procurei no Google "Engineering Education". É de um site da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Relaciona ensino de engenharia com três eixos: Técnico, Profissional e Global. Achei interessante essa divisão, eu tenho uma ideia bem legal do que seria o eixo "global". Como você destacaria os principais eixos da educação em engenharia? Técnico, de Projeto e Pessoal seria um que considero razoável... poderia não considerar um eixo "técnico"?

3 comentários:

  1. Não sei se poderia considerar um conceito de engenharia que fugisse do "técnico"... afinal eu acredito que essa seja a "essência" da engenharia.

    A Engenharia foi um dos três primeiros cursos superiores estipulados pela Igreja na Idade Média (as outras duas eram Medicina e Direito) por tanto toda a estrutura educacional foi reformada para preparar o aluno para uma dessas três profissões. Por isso aprendemos a "Fórmula de Báscara" até hoje!

    Só como curiosidade: minha madrinha pensava que a engenharia era a "primeira das profissões" pois acreditava que as primeiras civilizações deviam muito a ela (o que não deixa de ser verdade). Uma pena eu estar do lado dela ao soltar essa "pérola" e esclarecer que a "primeira das profissões" era na verdade a prostituição! Tadinha, ficou inconformada...

    ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Legal Sassá, esse é realmente um tema que pretendo abordar. Na verdade, ouvi falar que a Engenharia surgiu como disciplina mais na revolução industrial. Essa relação "estudar para trabalhar" veio bem depois, quando a igreja já não era tão forte.

    A ideia de aprender a fórmula de Báscara no ensino fundamental deve ser porque o currículo foi feito para os alunos entenderem Cálculo na faculdade. Não estudei ainda sobre o assunto, mas posso comentar sobre isso em um próximo artigo!!

    E boa sorte para sua madrinha, hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Ai essa minha família... ainda promete me envergonhar muito...!

    /o\

    Quanto a "quando" surgiu a disciplina "Engenharia" (se na Idade Média ou na Revolução Industrial) deixo a seu cargo, pois eu estudei "Humanas" e elas dizem isso; já você estudou "Exatas" e elas dizem aquilo... não sei qual das duas pode ter mais distorção, pois no final das contas, cada linha de pensamento está mais preocupada em enfatizar a "sua" teoria e não necessariamente preocupada com a Verdade!

    Foi assim que eu aprendi: cada Historiador apenas procura comprovar a sua teoria, pois na realidade, ninguém esteve lá, séculos atrás, para ter visto como realmente foi...

    ¬¬

    Então: o blog é seu, a investigação pode ser sua (se você quiser investigar) e a conclusão deverá ser sua.

    É isso.

    ;)

    ResponderExcluir