segunda-feira, 9 de setembro de 2013

2a Aula - Desafio

Na segunda aula meu objetivo era colocar os alunos em contato com o conteúdo específico da disciplina de forma que eles tenham uma ideia do que estudarão ao longo do semestre. Minhas expectativas eram que os alunos, ao saber o que veriam no futuro, se interessassem e se motivassem a estudar mais.

Mas apenas mostrar aos alunos o que eles verão na disciplina não é suficiente para motivá-los. Aliás, geralmente ninguém presta atenção e a disciplina começa na verdade a partir da aula seguinte. Então eu precisava fazer diferente, precisava chamar a atenção dos alunos para o conteúdo da disciplina, eu precisava de desafiá-los!
Você aceita o desafio?

Desafiar os alunos logo na segunda aula foi um método que encontrei para tornar o conteúdo da disciplina interessante e motivador. Antes de explicar o que eu fiz exatamente, vou sintetizar sobre o que é a disciplina que estou trabalhando. O conteúdo trata de programas de computador em formato de texto (mais especificamente scripts, a linguagem chama ShellScript) com o objetivo de resolver problemas relacionados a redes de computadores.

Fiz o seguinte, separei uns scripts razoavelmente difíceis de entender, o que normalmente o aluno só veria no final da disciplina, e dei para os alunos lerem, compreenderem e me explicarem em linhas gerais o que eles faziam. Dividi a turma em grupos, limitei o tempo de análise de cada script em 15 minutos, e também limitei as perguntas que eles poderiam me fazer a uma por script.

Trabalhando em grupo os alunos podem discutir hipóteses e avançar mais rapidamente na análise do material desconhecido. Limitar o tempo de leitura dos scripts faz com que o aluno trabalhe sob pressão e se concentre melhor. Limitar as perguntas ao professor força o aluno a se virar mais e a trabalhar com buscas na Web como fonte primária de informação.

Como pedi para os alunos me explicarem em linhas gerais o que cada script faz, eles não precisavam se preocupar com detalhes da linguagem (e expliquei que era isso que eles iriam aprender ao longo do semestre), e os alunos em geral conseguiram cumprir a missão. Isso me surpreendeu e me fez acreditar que meus alunos são muito bons.

Foi muito engraçado. Em um momento estavam eles todos conversando e agitados enquanto eu explicava como seria a dinâmica da atividade. Depois que eu falei "comecem, o tempo está rolando", a sala de repente ficou em um silêncio mortal, com todos os alunos lendo atentamente os scripts. Isso mostrou que os alunos estão interessados e que a atividade foi um sucesso.

Uma coisa que não deu muito certo foi a contextualização que eu quis fazer. Tentei simular uma situação em que os alunos fossem recém contratados em uma empresa e que os scripts tinham sido escritos por um funcionário que já não trabalha mais lá. Falei de um problema que precisaria ser resolvido naquela hora e que talvez um script daqueles entregues ajudaria a resolver.

Alguns alunos tentaram focar em descobrir se o script que tinham em mãos era o que resolvia o problema. Isso foi interessante. Mas em geral esse objetivo ficou secundário frente ao de descobrir o que os scripts faziam. Além disso, nenhum dos scripts realmente ajudava a resolver o problema que eu apresentei a eles. Nas próximas atividades, prestarei atenção em não dar dois objetivos conflitantes aos alunos...

O que achou dessa aula que preparei? O que mais gostou? O que acha que poderia ser melhor? Você é professor e estaria disposto a usar essa técnica? Gostaria muito de ajudar e de ouvir a opinião de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário