segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fazemos projetos para tirar nota e jogar no lixo...

Há um vídeo resume resultados científicos que mostram o quanto uma pessoa trabalha com relação ao retorno que recebe da atividade (prêmio). Os estudos também tratam do fato de alguém avaliar o produto final do trabalho da pessoa e mostrar que aquilo significou algo é relevante para ela. Recomendadíssimo:

Para uma versão com legendas em português, acesse aqui.


Essa é uma situação que afeta nossas vidas em geral, sendo mais reconhecida na relação empregado-empregador, como usado de exemplo no vídeo. Porém, isso também vale para o ensino, principalmente em engenharia.

Um amigo meu me contou outro dia o seguinte caso. Ele e uns amigos, durante a faculdade, fizeram uma disciplina Laboratório de Eletrônica. Nela, um professor de outra engenharia (química, eu acho) pediu um dispositivo sensor para um certo experimento. O grupo fez um circuito meia boca no prazo estipulado, o professor deu 10, mas ele não estava bom o suficiente para o químico utilizá-lo. Então, um dos membros do grupo se motivou e, durante as férias após as provas finais do semestre, melhorou o circuito e o calibrou de forma que, no ano seguinte, entregou para o químico a solução funcionando. Ele nunca aprendeu tanto em qualquer outro momento da faculdade.

Geralmente nós na faculdade fazemos trabalhos propostos pelo professor que não têm propósito algum, apenas aquele de cumprir a ementa da disciplina e dar notas aos alunos. Além disso, a forma com que os conduzimos faz com que os produtos finais sejam meros demonstrativos para a apresentação final, que irão para o lixo logo depois da aula.

Não seria mais legal se estudássemos e trabalhássemos em projetos que fossem aproveitados depois? Mesmo que fossem para nós mesmos! Os próprios estudos relatados no vídeo mostram: se eu tenho apenas motivação externa (notas) e meu trabalho não significa nada para ninguém, minha motivação é muito baixa.

Como alguém sem motivação vai gostar do curso? Você que é estudante, como se sente?

Durante minha graduação, nenhuma vez um professor chegou para mim e disse para melhorar meu projeto após entregá-lo. Eu apenas recebia uma nota, boa ou ruim, mas nunca tive oportunidade de receber retorno do professor e concluir de verdade um projeto. Acredito que isso poderia melhorar muito a aprendizagem dos alunos, e não daria muito trabalho para a instituição.

Além do retorno para indicar como é importante e como pode melhorar, projetos realizados nas faculdades (ou em escolas, também) devem ser motivados pela necessidade real de alguém. Devem produzir algo que funcione, que tem propósito, algo que facilita ou melhora a vida de uma pessoa. Essa é uma forma de motivar e dar mais responsabilidade aos alunos, vários aprimoramentos para o processo educacional.

Uma das disciplinas mais legais que fiz na faculdade, e que o projeto tinha uma certa utilidade, foi uma competição de pontes de palitos de sorvete!!


Uma pena que só houve uma rodada. Teria sido muito interessante se a competição permitisse que os alunos que não foram muito bem melhorassem suas pontes... e aprendessem mais...

Gostaria de saber se alguém já teve experiências assim? Como foi? Ou, caso contrário, como não foi? Quantos projetos já foram para o lixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário