segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Resumo do 1o semestre como professor

No 2o semestre de 2013 comecei a dar aulas na Fatec. Neste artigo faço um resumo da disciplina que ministrei para o curso tecnólogo em redes, cujo conteúdo principal era shell script.

Comecei a disciplina com uma aula para conhecer os alunos. Nela levei scripts com códigos avançados para os alunos tentarem entender. Eles gostaram e me falaram que não gostam de programar, mas gostam de redes. Isso comprovou minha hipótese e reforçou minha proposta de fazer a disciplina ter apenas exemplos de scripts para problemas de redes. Artigo original.

Para a aula seguinte preparei uma atividade que resumiria grande parte do conteúdo específico da linguagem de programação da disciplina. Pensei nisso porque os alunos falaram que viram muita programação, então eles levariam pouco tempo para assimilar a sintaxe de uma nova linguagem. Engano meu, os alunos não saíram do lugar. Por isso tive que replanejar todo o curso. Artigo original. Artigo original.

Seguiu-se uma série de aulas em que eu trazia um problema de redes (geralmente simplificado e um pouco abstrato para a situação do laboratório de informática da faculdade), que os alunos teriam que resolver usando scripts. Essas aulas correram bem mas meio desorganizadas, pois os alunos demoraram mais tempo do que eu havia pensado para cada uma. O que fez eu replanejar de novo.

Exemplo de alunos tentando resolver os problemas nas atividades

Fiz a primeira prova abordando todo o conteúdo das atividades, que correspondia a quase toda a ementa. Isso foi possível porque eu passei uma atividade para cada item nela. O que não garante que os alunos tenham aprendido tudo o que se espera de cada conteúdo, mas pelo menos já dava para eles terem uma noção do que cada conteúdo é. Assim cumpri a ementa e fiquei livre para usar outras abordagens na segunda metade do curso. A prova foi longa e cansativa para os alunos, cobrindo os conteúdos sob vários aspectos. No final os alunos foram bem e gostaram da experiência.

Após a prova pedi para os alunos definirem um projetinho para realizarem nas aulas seguintes. O projeto deveria ser feito em grupo, envolver algum conceito de rede e scripts em shell. Os projetos foram bem legais, os alunos conseguiram avançar razoavelmente e eu consegui ajudá-los na maior parte das vezes. Foi uma experiência interessante para eles, eu percebi. O fato de eles poderem escolher o tema fez bastante diferença.

Como eu tinha que repor algumas aulas perdidas antes de eu começar a trabalhar, propus o seguinte: vamos fazer uma prova sobre o conteúdo da disciplina e um conteúdo geral sobre redes. Para os alunos estudarem eu separei um conjunto de vídeos no youtube. Então pedi para eles escolherem quando preferem fazer essa prova, quando poderão ver os vídeos e fazer a prova. Isso não deu certo, no final eu tive que marcar a prova e eles não estudaram todos os vídeos.

Por fim, fiz a segunda prova muito parecida com a primeira. A grande diferença é que havia perguntas sobre o projeto que realizaram. Eu pedi para eles relacionarem o que eles fizeram no projeto com o que foi visto na outra parte da disciplina, e para tentarem extrapolar como o projeto ou como a disciplina poderia ter sido realizada. Na última aula eles apresentaram os projetos para os colegas em 5 minutos para cada grupo. Eu quis gravá-los apresentando mas eles não gostaram da ideia.

==

Tentei resumir o que aconteceu durante a disciplina nesse artigo. Nos próximos vou tentar analisar com mais profundidade alguns assuntos que achei importantes, como o que deu errado, o que deu mais certo, a motivação dos alunos, ensino baseado em projeto e as avaliações dos alunos e dos cursos. Até lá!

Um comentário:

  1. Comente sobre a ementa da disciplina, seu cumprimento, modificações e adaptações necessárias! :)

    ResponderExcluir