segunda-feira, 13 de maio de 2013

Palestra sobre Ensino de Engenharia

Ontem um amigo me avisou que haveria hoje uma palestra sobre ensino de engenharia na Escola Politécnica da USP, dada por uma professora da Universidade de Stanford. Confira a descrição da palestra aqui.


Obs: veja só o nome do laboratório. É tão interessante que eu poderia fazer um artigo inteiro só para explorar esse nome... * ideias *

Infelizmente não consegui ir na palestra, ela me pareceu muito interessante. Por favor, se alguém assistiu ou soube de alguma informação adicional, coloque nos comentários. Vou agradecer bastante.

Quero usar este artigo, na verdade, para falar sobre eventos e formações em ensino de engenharia, e também dos meus planos com relação a esse assunto. Primeiro, eu acho imprescindível a existência de eventos e cursos sobre ensino de engenharia, apenas iniciativas dessa natureza podem começar a mudar a realidade dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia (e outros relacionados). Com o tempo, quero transformar este Blog em um centralizador de informações sobre o assunto. É possível que já exista algo do tipo, procurei apenas superficialmente. Se alguém souber de algo, por favor me avise. Sempre que eu souber, vou atualizar o conteúdo aqui.

Segundo, apesar de serem super interessantes, essas iniciativas são muitas vezes marginalizadas e ignoradas pela grande maioria dos profissionais do ramo. Isso é um indício da importância dada pelos professores a uma formação em ensino de engenharia, é a nossa cultura. Pode ser um indício também da importância dada pelas instituições, sejam faculdades, agências de fomento ou o próprio governo. Veja o currículo da professora que deu a palestra, ele prova que trabalhar bem como professor e inclusive pesquisar sobre o assunto permite ter uma carreira acadêmica notável, o que muitos podem achar que é impossível.

Por fim, quero anunciar que vou preparar um curso à distância e um conjunto de encontros presenciais para discutir o ensino de engenharia. Os artigos que escrevi até agora são mais conceituais e menos práticos. Os próximos terão também informações mais práticas, que servirão para alimentar o conteúdo do curso. Posteriormente, vou publicar aqui as experiências que tivermos nos cursos e encontros. Se alguém quiser contribuir ou estiver interessado em participar, me avise que a gente vai conversando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário