segunda-feira, 27 de maio de 2013

Professor Fácil, Difícil, Legal e Chato - E professor bom?

Quando eu estava na faculdade, tive a brilhante ideia de classificar os professores em duas dimensões, se as disciplinas que ele ministrava eram fáceis ou difíceis, e se ele era legal ou chato.

Esse aqui parece bonzinho...

Professor fácil e chato - aquele que é sério ou reclamão, em cuja aula todos dormem ou ficam conversando, porque ninguém se interessa, mas todos se sentem tranquilos em passar na disciplina...

Professor fácil e legal - esse adora contar histórias, chama o pessoal para tomar cerveja, não cobra presença e deixa todo mundo de boa na aula, com os da frente prestando atenção no que ele fala.

Professor difícil e chato - o pior de todos, o verdadeiro carrasco. Em geral os alunos se matriculavam nas disciplinas com esses professores apenas quando não havia outra possibilidade. Professores desse tipo não permitiam aos alunos viver tranquilamente, e além de tudo eram super rigorosos nas provas, sem deixar nem que o aluno revisasse.

Professor difícil e legal - era o que eu mais gostava. Com professores assim todos eram forçados a estudar para passar nas provas, mas era agradável assistir às aulas e conversar com ele para tirar as dúvidas.

É claro que hoje em dia, depois de estudar um pouco e pensar um pouco mais sobre o tema, acho ridículo classificar professores em apenas duas dimensões. Assim fica parecendo os jornais de televisão que falam superficialmente de um assunto se colocando como dono da verdade.

Ainda na época da faculdade, um grupo de alunos fazia uma avaliação dos professores. Eles pediam aos alunos para darem uma nota ao professor sobre: interesse, planejamento, didática e domínio da matéria. Essa já é uma avaliação mais sofisticada e que começa a dar uma ideia melhor de como é o professor.

Eu estou levantando esse tema, porque li recentemente uma pergunta na rede social Quora que dizia: "Qual é o melhor professor de faculdade que você conhece?", e cujas respostas me deixaram intrigado. Por causa disso comecei a pensar: o que faz um professor bom de verdade?

A maioria das respostas desse artigo do Quora falam sobre professores super famosos que dão aulas-show incríveis e motivantes. Elas são sensacionais mesmo, sugiro a todo mundo assistir aos vídeos dessas aulas. Acredito que se tivéssemos professores motivados e motivadores assim em nossas faculdades, as vidas de todos seriam bem diferentes.

Outro grupo de professores que são bastante citados são aqueles que aparecem em cursos online de grande escala. Esses professores têm uma grande capacidade de transmitir uma mensagem muito claramente pelos meios da Internet. Esses dois tipos de professores são muito bons e são exemplos para os docentes em geral.

Mas ainda, para mim, resta a pergunta: seriam esses professores realmente bons? Será que essas características seriam suficientes para classificar um professor nessa categoria? Eu acho que não. Eu acho que é preciso muito mais para considerar um professor bom. Mesmo durante meus estudos, comentava com os amigos: "tal professor é bom, o outro não", e a justificativa era sempre: a aula dele é boa, ou a aula dele não é boa. Essa é uma visão superficial que os alunos em geral têm ao avaliar os professores: a qualidade da aula é a qualidade do professor.

Um professor bom deve ser muito mais que um bom palestrante.

Isso é bem ruim. O trabalho do professor é muito maior do que apenas dar aula, dar uma palestra. Dar uma boa explicação é necessário para classificar um professor como bom, mas não é suficiente. Devemos avaliá-lo também em outros critérios. A avaliação que os alunos faziam na faculdade que cursei considera, por exemplo, planejamento e interesse.

Para começar, professor deve entender do assunto, deve saber como explicar o assunto, deve conhecer seus alunos, deve conhecer sua faculdade, deve considerar tudo isso em sua aula, deve motivar, provocar, perceber o que falta para um aluno aprender e ajudá-lo a compreender conceitos em geral, elaborar boas provas, bons trabalhos, bons problemas, avaliar bem os alunos, dar um bom retorno a eles, e a lista é longa. O que mais você acha que um professor bom deve ser/fazer?

Mais para frente vou fazer um artigo inteiro sobre as competências esperadas para o professor, como estudei em uma disciplina na faculdade de educação no ano passado. Em que ponto específico vocês gostariam que eu focasse mais?

Um comentário:

  1. Acho que você poderia comentar sobre a valorização das fómulas... e sobre resolver um problema teórico na engenharia e a correlação de seu uso durante a futura atuação no trabalho.
    Talvez não seja a continuação desse, mas o tema para um próximo!

    ResponderExcluir