segunda-feira, 22 de abril de 2013

Por que criar e divulgar conteúdo educacional livre é importante no Brasil?

Este é um artigo bem pessoal.

Estou me candidatando para uma vaga de Coordenador Educacional da Fundação Wikimedia, cuja descrição pode ser encontrada aqui. A candidatura pediu uma carta respondendo duas perguntas:

  • Porque aumentar a comunidade de editores no Brasil é importante para cumprir a missão da Fundação Wikimedia?
  • Como você prevê trabalhar com instrutores, alunos e voluntários para alcançar os objetivos do projeto?

Gostaria então de compartilhar o texto que entreguei, infelizmente está em inglês. Se quiserem comentem que eu faço uma versão em português.

  Várias vezes o Brasil foi chamado de "país do futuro", principalmente nos anos 50, 70 e nos anos 2000. Nos últimos anos, a criação do grupo econômico BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é um fato que demonstra essa afirmação. Depois de consolidar sua economia após um período de ditadura, a república federativa tem um papel importante na América Latina. Tenta, por vezes, aumentar o crescimento e perder a dependência que tem de commodities mas há fatos apontando para a direção oposta. O "custo Brasil" aumenta continuamente, chegando ao ponto em que há momentos onde é mais barato produzir nos países desenvolvidos. Os investimentos do governo são concentrados em alguns setores. Além disso, a atenção da população é a menor possível quando se trata do fator que provavelmente é o mais importante para o futuro, a Educação.

  A educação em si está vivendo uma revolução. Acompanhando o crescimento exponencial da Web, a redução nos custos de hardware e (finalmente) a disseminação de métodos, técnicas e principalmente valores de intelectuais da pedagogia. Nesse último aspecto, professores ao redor do mundo, inclusive no Brasil, apresentam novas formas de engajar alunos com "novos" valores, geralmente facilitados pela tecnologia da informação. Mais devagar do que em instituições privadas, essas mudanças de mentalidade e adoção de novos métodos também estão chegando no setor público, primeiro nas universidades e depois nas escolas. Para termos um futuro melhor mais rapidamente, precisamos acelerar esse processo.

  É exatamente para isso que a Fundação Wikimedia trabalha. Em sua missão para empoderar e engajar pessoas para criar, reunir e utilizar conteúdo educacional livre, a fundação prepara um ambiente propício para o avanço da educação. Esforços como esse são necessários para mudar rapidamente o status quo da educação no Brasil, especificamente no ensino superior. Ter uma comunidade de editores maior e mais forte significa que mais pessoas, acadêmicas e influentes, estão preocupadas e trabalhando para uma melhor distribuição geográfica e social da boa formação. Da mesma forma, aprimora atividades e avaliações, reformando cursos desatualizados e vários outros problemas na vida universitária brasileira.

  Além disso, isso é exatamente no que eu pretendo trabalhar. Eu acredito que a melhor forma de me envolver na reformulação da educação é engajando outras pessoas, incentivando a juntar forças para um bem maior. Essa seria uma oportunidade para influenciar instrutores, alunos e voluntários com a minha empolgação para melhorar a educação com conteúdo livre e novas formas de ensinar. Como aluno de graduação, participei do conselho discente para aprimorar meu curso, servindo de mediador entre professores e outros alunos. Como aluno de mestrado, escrevi para o jornal local sobre educação e fiz cursos fora do meu instituto sempre promovendo diálogos entre as diferentes perspectivas (principalmente computação, engenharia e pedagogia). Minhas experiências me induziram a atualmente sentir uma urgência para ver resultados das contribuições que acompanho para a educação, incluindo os projetos da fundação Wikimedia.

  O Brasil é um país enorme com grandes desafios pela frente, como o aprimoramento de seu sistema educacional. Nós precisamos de bons projetos e boas pessoas para enfrentá-los de uma forma correta. Criar, coletar e usar conteúdo educacional livre em universidades tem um grande potencial para melhorar as experiências de professores e alunos. Meus objetivos de vida contém iniciativas como essa, assim eu espero que a fundação encontre em mim um candidato apropriado para contribuir em seus projetos.

Espero que tenham gostado. Acham que eu poderia ter escrito melhor? Faltou alguma coisa? Se quiserem comentar, por favor, fiquem à vontade.

2 comentários:

  1. E então Leite, já saiu a resposta?

    Também acho muito importante a divulgação dos assuntos relacionados a engenharia, é uma forma de facilitar o acesso de todos. Criei uma página onde compartilho conteúdo sobre engenharia de petróleo, www.engenheirodepetroleo.com.br. Você pode acessar e dar sugestões?

    Abraço, Wander

    ResponderExcluir
  2. Oi Wander. Ainda não tive resposta, espero ter até o fim de maio.

    Poxa vida, fiquei super feliz com a sua iniciativa. Você tem até domínio, hehehe!! Pode deixar que vou acessar e dar sugestões.

    Se puder dar sugestões sobre como melhorar este blog também serão muito bem vindas!

    Abraço!

    ResponderExcluir