segunda-feira, 29 de abril de 2013

Qual é o papel do Coordenador do Curso?

Comecei a entrar em contato com uma ONG que dá aulas complementares em algumas escolas. Assisti uma aula junto com um amigo e vi que o trabalho é muito bom e que ainda tem muito potencial para melhorar. Conversando com esse amigo, vimos que a coordenação dos professores voluntários que dão essas aulas complementares tem a tarefa de ler e acompanhar os relatórios das aulas e falar se foi bom ou não, se o professor deve melhorar em algo ou se devem tomar cuidado com um aluno em especial.

Pensei bastante no assunto, e concluí (por enquanto) que essa tarefa de coordenador está muito restrita, e que deveria ter uma atuação mais presente nas atividades didáticas. Lembrei também das minhas experiências nas universidades que passei, e percebi que o trabalho do coordenador dos cursos era bem diferente daquilo que esperaria dele.

Qual é o papel do coordenador de curso se não coordenar a interação entre todas as peças?

A imagem é bem brega, mas ajuda a pensar no papel do coordenador de curso. Ele deve coordenar as ações dos envolvidos no curso, professores, alunos, outros funcionários da instituição, para que tudo siga de acordo e as atividades levem a resultados que atendam ao objetivo do curso (geralmente ignorado). Ele deve acompanhar as atividades e integrá-las para que as ações sejam coordenadas, ajudar cada um enfrentando problemas, guiar os que seguem em caminhos destoantes, informar a todos do progresso obtido.

Minhas experiências com coordenadores de curso foram principalmente com problemas burocráticos. Exemplos incluem equivalência de disciplinas, horário de disciplinas, problemas de falta ou nota, alunos com problemas para se formarem, indisciplina, etc. Acredito que o coordenador tenha que atuar nesses assuntos, mas eles não devem ser suas principais atividades. Como vocês viam (ou veem) a atuação do coordenador do seu curso?

Tive minhas aulas de engenharia e quase nunca os professores perguntavam que disciplinas nós também cursávamos no semestre corrente, que iríamos cursar em seguida ou que já tínhamos cursado. Eles também não mostravam sinais de que sabiam, e muitas vezes de que se importavam com isso. Esse é uma informação importante para o planejamento das aulas: integração entre as disciplinas. É papel do coordenador prezar por isso.

Houve experiências muito boas com coordenadores, como reclamar de professores que não cumpriam seu papel bem de acordo com os alunos, integração de provas, palestras para os alunos sobre como o curso está e como iria evoluir, etc. Essas atividades exigem um grau mais alto de influência e atuação mais profunda no cotidiano das aulas.

Entendo que há muitas circunstâncias que justificam a atuação limitada dos coordenadores de curso atualmente. Influência política entre os professores, falta de tempo, falta de preparo, falta de funcionários para auxiliar nas tarefas burocráticas, falta de estrutura do curso, má vontade de professores e alunos são alguns dos fatores que levam às situações que enfrentamos hoje.

Gostaria de deixar aqui uma lista de atividades que reconheço como nobres responsabilidades do coordenador de curso:

  • Conhecer e atuar para que o curso siga o seu projeto pedagógico, onde são definidos seus objetivos. Ou lutar para modificá-los sempre que necessário.
  • Manter os professores que dão aula para uma turma do curso integrados. Realizar reuniões de acompanhamento com eles e coordenar as atividades das aulas.
  • Auxiliar pedagogicamente os professores nas atividades de planejamento e acompanhamento das aulas e dos alunos.
  • Integrar o curso com entidades externas: comissão de pesquisa, administração, conselhos, etc. Ser canal de comunicação entre envolvidos no curso e essas entidades. Por exemplo, levar direcionamentos para um lado e reivindicações para outro.
  • Ter em mente e trabalhar sobre o planejamento da evolução do curso. Realizar avaliações de desempenho, criar laboratórios, renovar disciplinas, módulos, currículos, etc.

A lista não é exaustiva, mas deve ajudar a (re)pensar o que o coordenador do seu curso está fazendo e poderia fazer. Vocês também acham desejável o coordenador realizar essas atividades? Como vocês acham que pode haver uma transição do modelo atual de atuação para um diferente, como o que eu propus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário