segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O que é importante para você?

Alguns dias atrás, fui a um evento organizado pelo Insper sobre ensino de engenharia. Essa instituição tem um interesse muito grande no assunto porque vai abrir em 2015 alguns cursos de engenharia. E, de maneira similar que a FGV fez com seu curso de direito, quer começar com o pé direito e se comparando às melhores escolas, particulares ou públicas.

Para mim essa é uma investida muito interessante. O ensino de engenharia, na minha opinião, vive um marasmo, meio esquecido e abandonado pelas iniciativas de inovação e investimento. Eu já escrevi sobre algumas frentes de trabalho em outros artigos. Essa pode ser uma reviravolta. E mais, a proposta do curso é ser uma alternativa moderna e de ponta, com métodos diferentes daqueles usados nas instituições tradicionais.

Nesse contexto, a grande referência é o Olin College. Uma escola de engenharia com cerca de 10 anos de existência que recebe cerca de 50 ou 70 alunos por ano que possui uma abordagem bem diferente. Eu quero falar especificamente do que o diretor da instituição, Richard Miller apresentou no evento.

Abordagem de Olin foca em problemas práticos e empreendedorismo.

O prof. Miller apresentou basicamente como funciona o ensino em Olin, como o curso é estruturado, como os alunos e professores trabalham, etc. Mas, acima de tudo, e isso me impressionou bastante, apresentou e insistiu nos valores da instituição. O que é importante para a instituição e o que eles fazem para atender essas considerações.

Isso é uma coisa que gosto de defender e que vejo muito pouco na engenharia. Nós engenheiros trabalhamos muito e fazemos muitas coisas! Construímos estruturas impressionantes. Porém, não paramos para pensar e refletir bem sobre "o que é importante?", "por que eu faço o que eu faço?", "o que eu valorizo?". Você já parou para pensar nisso?

Depois eu faço um artigo sobre o que é importante para mim. Esse é um exercício que recomendo a todos, principalmente a nós exatóides insensíveis... hehe

Voltando. A instituição Olin College tem de forma explícita e muito bem definida quais são seus valores, o que é importante para ela. Ela acredita que o engenheiro deve ser mais humano, aprender na prática, saber liderar, empreender, entender as necessidades e complexidades das pessoas, ser feliz com o que e com a forma de estudar.

Uma das representações das ideias por trás do curso de Olin

Além de definir e apresentar a todos seus valores, essa escola avalia se suas ações atendem os princípios de forma recorrente. Isso é usado para evoluir a prática cotidiana dos professores, funcionários e alunos continuamente.

Você conhece alguma escola de engenharia que implementa tal processo? Eu quero estar enganado, mas acho que não existe nenhuma aqui. Por favor, se alguém conhecer algum processo similar, me avise.

Por fim, minha luta é para que mais escolas tenham consciência da importância dos valores. Se os dirigentes e professores de um curso tiverem explícito aquilo que é importante para a instituição e trabalharem para cumprí-lo, tudo seria muito diferente!

2 comentários:

  1. Infelizmente esse tipo de iniciativa somente existe individualmente(Você). As instituições Brasileiras não se importam com o individuo apenas na coletividade, com isso trazendo menores resultados para as instituições e alunos.

    Achei esse método Olin interessante, principalmente quando temos a inserção do empreendedorismo. Com esse método junto ao ensino pratico e possível trazer grande capacitação para o mercado de trabalho. Trazendo com ele prováveis futuros gerentes por terem capacidade de raciocino administrativo, assim incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional.

    Como eterno aluno, posso afirmar que todos nos queremos ser individualmente profissionais antes mesmo de ser um profissional. Pensar como empreender, desenvolver, administrar e ter pericias técnicas e no mínimo que procuramos todos os dias não apenas como profissionais mais sim como Indivíduos.

    ResponderExcluir
  2. Ah cara, não é bem assim. Tem muita gente que faz como eu estou tentando fazer, sou inspirado e influenciado por essas pessoas. Não acho que é por causa das instituições se importarem com a coletividade que isso acontece, são muitos fatores que influenciam: a cultura do país, o mercado da educação, as condições de trabalho, etc.

    Sim, a ideia dessa faculdade é realmente formar pessoas que tenham desenvolvidas também essas habilidades mais humanas, como liderança, empatia, empreendedorismo, etc. Fico muito feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir